Idoso saudável
UNIVERSIDADE POTIGUAR
PROJETO DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR
Módulo Integrado de nutrição em Geriatria
Discentes: Rotchelle Bandeira, Narjara Raymonne,
Stefany Teixeira, Talita Santos, Katyane Soares
Docente: Iêda Calife
Nutrição 6 NA
Noturno
NATAL
AGOSTO/ 2013
INTRODUÇÃO
O envelhecimento da população é um dos maiores triunfos da humanidade e também um dos nossos grandes desafios.
A organização Mundial da saúde (OMS, 2000) considera uma população envelhecida quando a proporção de pessoas com 60 anos ou mais atinge 7% com tendência a crescer. De acordo com o Censo Populacional de 2010, os brasileiros com 60 anos ou mais representam 11% da população total.
Sabe-se que o envelhecimento da população no mundo é um fato irreversível e que deverá se acentuar no futuro próximo imediato, daí a importância do planejamento de ações de promoção de saúde específicas para esta faixa etária.
A velhice não é definida por simples cronologia, e sim pelas condições físicas, mentais e de saúde do indivíduo, sugerindo que o processo de envelhecimento é pessoal e diferenciado.
O fato real e natural é que todo ser vivo envelhece no seu aspecto orgânico e biológico, muito embora nem todo ser vivo envelheça na mesma proporção, nos sentidos psicológico, espiritual e humano. Assim, as recomendações para a orientação e o acompanhamento da prática de atividades físicas leves e moderadas são importantes por estimular os idosos a se envolverem em programas de exercícios e atividades físicas, assegurando-se, deste modo, a manutenção e recuperação das funções vitais do organismo, as quais auxiliam também as funções neurocerebrais e músculo- esqueléticas.
Portanto, as funções intelectuais nas pessoas da terceira idade, necessitam também de estímulos, a fim de que se mantenham em plenas condições favoráveis de atividades, num trabalho contínuo e cotidiano, como por exemplo: a leitura, o estudo, o raciocínio, a