Idolatria
Curso de Publicidade e Propaganda
Todo Meu Ser Em Você
Goiânia, Dezembro de 2011
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Curso de Publicidade e Propaganda
Todo Meu Ser Em Você
Goiânia, Dezembro de 2011
Resumo Dos conceitos religiosos aos pessoais, idolatria é vista como um problema de amor excessivo destinado a um corpo ou uma aparência de imagem. Na religião, a suposta idolatria católica, fortemente criticada pelos protestantes, se baseia nas imagens de santos colocados em pedestais nas igrejas. A palavra idolatria fora da religião cabe aos fanáticos fãs de celebridades, atores, cantores etc. Que demonstram um grande respeito e admiração aos artistas, os colocado em pedestais, como se fosse um santo na igreja. Aquele que idolatra entrega ao seu ídolo um extremo afeto, o colocando muitas vezes como centro de suas atenções e emoções. Um exemplo forte dessa cadeia de ídolo, idolatrar, idolátrico é o filme "Simone" que retrata nitidamente o afeto e dedicação de um fã ao seu ídolo.
Palavras Chave: Idolatria Religião e Cinema
Da palavra idolatria ao sentido de idolatrar
A palavra idolatria é herdeira dos radicais gregos eidolon + latreia, que significa "adoração de um corpo" Nesse sentido da palavra representaria mais do que uma adoração a imagens, representa adoração às aparências corporais. Apesar de o português ser uma língua complexa, infelizmente muito se perdeu com a “aportuguezação”, por isso, o verdadeiro sentido da palavra está em sua etimologia, e não na sua acepção nos dicionários modernos.
O ídolo é aquela figura que representa uma divindade e que é objeto de culto ou uma pessoa a quem se tributa grande respeito ou excessivo afeto.
A idolatria em sentido simples: Veneração e adoração aos ídolos. Chegando ao significado: “Adorar as criaturas em vez do Criador”