idiossicrassias
Volume 01. Nº 01. 1º Semestre de 2013
AS IDIOSSINCRASIAS SOBRE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA A PARTIR DE TEXTOS
DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Auda Valéria do Nascimento FERREIRA1
Resumo
A variação linguística é temática ministrada por professores do Ensino Fundamental e do
Ensino Médio, abordada em livros didáticos com terminologia, em alguns casos, inadequada para determinados fenômenos. Isso compromete a compreensão do leitor diante de conceitos como norma-culta, norma-padrão, entre outros. Este artigo apresenta a análise de conteúdo de seis textos produzidos por três alunas recém-ingressas no segundo ano do Ensino Médio, a fim de comparar suas idiossincrasias sobre conceitos relacionados à variação linguística.
Houve dois momentos de produção: um antes e outro depois da efetivação de estratégias de trabalho sobre o conteúdo variedades linguísticas. E, afinal, até que ponto encontra-se nas produções dos alunos influência dos textos por eles lidos?
Palavras Chave: produção de texto, variação linguística, idiossincrasias.
1 Introdução
Crie-se um contexto de interação entre alunos no pátio de uma escola: a conversa é informal, há gírias e frases feitas no expressivo vocabulário juvenil; crie-se, posteriormente, uma situação em que os mesmos jovens procurem uma autoridade da política local para realizarem uma entrevista. Qual seria a variedade linguística que utilizariam no caso?
Estariam prontos a utilizá-la? Algumas experiências bem sucedidas afirmam que sim, outras, que não.
A língua portuguesa varia conforme o status social, o nível instrucional, o lugar de origem, a atividade profissional, o sexo do falante, entre outros fatores. Ao tempo em que é um instrumento de poder, a língua constitui a identidade do sujeito, assim, a função da escola é conduzir o aluno a compreender a estrutura e o funcionamento da língua com todas as suas variedades sociais, regionais e situacionais.
Ensinar o aluno a