didatica
Apresento minha reflexão pessoal, como não podia deixar de ser diferente. Como definir uma estratégia, uma pratica de ensino que com maior frequencia resulta em uma boa aula de filosofia? A filosofia tem suas espeficidades como qualquer outra disciplina. No entanto, a filosofia, no nosso país, possui uma singularidade. Somente há alguns poucos anos se tornou obrigatória na grade curricular, fato que associado ao estigma que essa disciplina traz consigo, a torna uma matéria dispensavel do ponto de vista do aluno, visto que somos educados a buscar uma finalidade pratica em tudo que fazemos. Fazemos parte de uma civilização que é guiada pela razão instrumental. Ao analisar a obrigatoriedade da filosofia no ensino médio, seu valor e importancia como disciplina, nos deparamos com inumeros questionamentos? Qual será de fato a contribuição da filosofia na educação nos dias de hoje?Quais serioam os seu beneficios? Despertar o espirito critico é uma das respostas que se escuta com frequencia.
Diante disso, como discorrer sobre o valor da filosofia, e sua importancia no ensino medio, assim como sobre sua recente obrigatoriedade. Será que a filosofia proporcionaria ferramentas para uma emancipação inetelectual de fato? Ou ela só reafirmaria a reprodução. O sistema de ensino deixaria de ser um mecanismo por meio do qual a censura se torna desnescessaria? A educação por meio da filosofia poderia deixar de ser um adestramento da consciencia? Enfim, são muitas as questões e poucas as respostas.
Quanto as praticas de ensino...
Leitura estrutural das obras filosóficas ,importante como uma primeira e necessária abordagem das doutrinas. Não creio que há receitas para melhorar o ensino. Mas com certeza ele passa pela elevação do nível dos professores, de docentes mais qualificados. Problematizar a questão da historiografia das idéias. Seja para compreender uma filosofia, seja simplesmente para filosofar, um conhecimento razoável da história da