Ideologia
1- Qual significado do termo ideologia, quando ele surgiu?
O termo ideologia possui diversos significados, mais diversos autores utilizam o termo sob uma concepção critica ao qual relaciona-se como um instrumento de dominação que age por meio do convencimento, e não da força física, alienando a consciência humana. O termo ideologia aparece pela primeira vez em 1801 no livro de Destutt de Trancy, logo apos a Revolução Francesa.
2- Como Cabanis determinou a influencia da moral sobre físico?
Cabanis procura determinar a influencia do cerebro sobre o resto do organismo, no quadro puramente fisiológico. Ele acredita que a natureza tem, em si, as condições necessárias e suficientes para progresso, e que só graças a ela nossas inclinações e nossa inteligência adquirem uma direção e um sentido.
Um exemplo desse fator determinante pode ser observado na rotina de trabalho de um chefe de escritório, onde tem uma carga horária sobrecarregada, isto faz que mude seu modo de alimentar (almoço em fast-foods), com isso alimentação não muito saudável, este individuo se torna suscetível a doenças. Neste exemplo nota mas claramente que a "moral" de trabalhar no escritório, vale mais que a saúde do individuo.
3- Como e porque, Napoleão inverteu a imagem dos ideologos?
Os ideólogos eram partidários de Napoleão, julgava-o como um liberal continuador dos ideais da Revolução Francesa.
Mas logo que assume o poder. Napoleão decreta "guerra" aos ideólogos, por causa das criticas ao governo. Ele faz um discurso ao conselho do Estado em 1812, onde declara: "Todas as desgraças que afligem nossa bela França devem ser atribuídas a ideologia, essa tenebrosa metafísica que, buscando com sutileza as causas primeiras que afundar sobre suas bases a legislação dos povos, em vez de adaptar as leis ao conhecimento do coração humano e as lições da historia".
4- Quais os sentidos utilizados por Comte para definir ideologia?
Para Comte o termo ideologia passa a ter dois