Ideologia
A tese que os filósofos defendem é que a educação é um processo cultural e histórico que humaniza e socializa o homem dentro de suas condições e dimensões, sejam elas espirituais e materiais, que dentro deste pensamento busca compreender estas dimensões de se e do próximo. Porém esta cultura pode ser contagiada por modos que a desviam do processo de humanização. Estes modos são a alienação e a ideologia, ambos refletem nos resultados dos objetivos de uma educação focada na emancipação. Em primeira instância vem à ideologia que é uma teoria ou um conjunto de ideias, opiniões, crenças, com uma organização sistemática dos conhecimentos que visa a discursões de normas estabelecidas a partir de valores. para Marx , a ideologia não passa de uma linha de pensamento abstrato, que faz uma análise invertida da realidade e separa o pensar do agir a fim de manter privilégios a dominação de uma classe sobre outra. A escola não pode se defender da ideologia, pois encontra-se dentro e fora dela e é estabelecida de várias maneiras.
Segundo Paulo Freire , a alienação é causada pela ideologia ,o ser humano ao se alienar deixa de ser o centro ou referência de se mesmo, não escolhe horário ou ritmo de trabalho nem decide sobre o valor de seu salário, não projeta o que será feito e é comandado de fora por estranhos, significa que é transferido para outro o que deveria ser seu. O ser alienado não é capaz de ter objetivos próprios de compreender a realidade ou ser dono de se mesmo.
O papel da filosofia dentro da educação, sendo crítica e reflexiva é importante para romper estas estruturas que justifica e fortalece as formas de dominação da ideologia, partindo para o progresso de emancipação mais vantajosa e real, em que o indivíduo na sua transformação de pensamento possa se libertar e ter mais igualdade dentro da sociedade.
Portanto a educação em suas formas de ensino pedagógicos em parte ensina e fortalece a