Ideologia e etica na comunicação
Palavras-chaves: comunicação, ética, ideologia, conhecimento, prática.
Frase de efeito: “Há sempre um compromisso ético a ser observado”.
INTRODUÇÃO
Antes de tudo, devemos buscar uma conceituação do significado de comunicação e da sua importância para o progresso humano e para a sociedade em geral. Vidigal de Carvalho (1995) define o conceito de comunicação a partir da palavra “comunicar”:
O significado da palavra comunicação, etimologicamente falando, vem do latim comunicationis, e deriva da palavra communis, comum, ou seja: pertence a todos ou a muitos. Comunicar, é o ato de tornar comum, partilhar ou fazer saber. Na sociedade atual, a mediação tecnológica da comunicação tem sido cada vez mais enfatizada. Segundo Norval Baitello Jr., autor brasileiro, os “sistemas comunicativos têm sempre a função ordenadora dentro das sociedades” (1997), porque através disso, os símbolos fazem as relações, estabelecendo valores e significados, portanto, criam as relações.
Criar uma relação é criar um vínculo, é criar um sentido, o que só se faz da seguinte forma: emissor-veículo-receptor, portanto, código-mensagem-contexto, e às vezes nesse contexto há o ruído de comunicação.
A partir da década de XX, quando foi difundido os Meios de Comunicação de Massa, foi se tornando cada vez mais amplo na sociedade, as condições