Identificação microbiana
1)Em quais meios o Estreptococos crescerá?
Estreptococos apresentam crescimento ótimo em Ágar Sangue e Agar Chocolate
2) Em quais meios observa-se a hemólise? Quais são os tipos?
Observa-se a hemólise no Agar Sangue. Existem três tipos de hemólise, hemólise-alfa, hemólise-beta e hemólise-gama.
Alfa: é caracterizada por uma hemólise parcial, associada com a perda parcial de hemoglobina pelas hemácias, ocorrendo uma zona cinza-esverdeada no meio de cultura ao redor da colônia.
Beta: é caracterizada pela lise completa das hemácias que rodeiam a colônia, ocorrendo uma zona transparente (zona de lise total) ao redor da colônia.
Gama: é caracterizada pela ausência de hemólise. Cepas desses microrganismos não hemolíticos, ou d-hemolíticos, não causam modificação no meio de ágar sangue
3) Quais os testes bioquímicos são realizados para identificar espécies de Estreptococos?
1. Catalase;
Colocar 2mL de água em um tubo de ensaio. Utilizando um swab estéril, tocar na colônia de cocos Gram-positivos e mergulhar no tubo contendo H202. Se houver formação de bolhas a reação é positiva; se não formar, a reação é negativa.
2. Hidrólise do Hipurato;
A utilização da enzima hipurato hidrolase de bactérias ao substrato hipurato de sódio resultando em ácido benzoico e glicina. Sua utilidade é importante para os gêneros Campylobacter spp, Actinobacillus spp e Streptococcus ssp
3. Prova de CAMP;
Em placa de ágar sangue, fazer uma estria central com bactérias da espécie S. Aureus hemolítica usando a alça de platina flambada e, em seguida, fazer estrias perpendiculares à estria central com bactérias do gênero Streptococcus a ser identificada. A prova é considerada positiva quando são formadas regiões de hemólise em formato de seta próximo ao crescimento das duas espécies.
4. Crescimento em meio Bile-esculina e NaCl a 6,5%
Com a agulha de platina, tocar a