Identificação de problema
Auxiliar as atividades de ensino e pesquisa na área de controle no CEFET-MG -CAMPUS III
A modelagem por identificação tem-se mostrado bastante atrativa para o controle avançado de processo, por levar em consideração alterações dinâmicas da malha de controle.
Um importante componente no desempenho de um processo é o controlador, que, com uma sintonia adequada, consegue determinar a estabilidade do sistema.
Asintonia de controladores pode ser realizada da seguinte forma: primeiramente, é feita a identificação do modelo da planta. Posteriormente, baseando-se no modelo do sistema, realiza-se a sintonia do controlador. Por fim, ocorre a validação da sintonia, verificando-se o desempenho do sistema
A sintonia do controlador pode ser obtida de duas formas: através da modelagem fenomenológica (equações diferenciais) ou através de métodos de identificação de sistemas Apresentação
INTRODUÇÃO
Métodos baseados na curva de reação, com o objetivo de produzir a identificação de uma malha de controle que permita a modelagem por identificação SISO.
Processos referenciais:
Os processos escolhidos são com o modelo a três parâmetros (K, θ e τ).
Aplicação dos métodos de identificação
Aplicação dos Métodos de Identificação
Foram aplicados os métodos de identificação baseados na curva de reação e plotadas as suas respostas a uma entrada degrau.
Processo 1
Primeira ordem
Com exceção do método de Broida, todos os outros métodos se aproximaram bem da curva de reação do processo.
Segunda ordem Analisando a resposta dos métodos de segunda ordem, nota-se que todos os métodos se aproximaram bem da curva de reação do processo.
Processo 2
Primeira ordem todos os métodos tiveram uma resposta próxima à curva de reação do processo.
Segunda ordem todos os métodos tiveram uma resposta próxima à curva de reação do processo.
Processo 3
Primeira ordem
Exceto o método de Broida, todos os outros métodos se aproximaram