Clonagem
Definição no dicionário: “Obtenção, por via de cultura, de numerosas células vivas idênticas a partir de uma célula única.”
Como é o processo de clonagem?
Há vários processos de clonagem mas o mais usual é o da transferência nuclear. Neste método isola-se o ovócito (gâmeta feminina), retira-se-lhe o núcleo (por aspiração, com uma pipeta de ponta microscópica) e introduz-se o núcleo de uma célula do organismo que se quer clonar. Depois, com estímulos químicos e eléctricos, provoca-se a divisão celular. Ao embrião formado deve ser proporcionado um ambiente próprio para se dar o crescimento e desenvolvimento com as mesmas condições de um útero materno. Para tal o embrião deve ser colocado numa câmera de cultura até ao estado de divisão de oito a dezasseis células. Depois tem de se implantar o embrião assim constituído numa fêmea com as condições hormonais de uma grávida no inicio da gestação. Se tudo correr como previsto, a gravidez continua e passado o tempo de gestação nasce um clone. A clonagem da ovelha Dolly.
Vantagens e desvantagens da clonagem
As vantagens da clonagem são obter produtos úteis para utilização terapêutica, obter órgãos para transplantes sem haver o risco de rejeição, recuperar espécies em extinção, encontrar cura para doenças que hoje em dia ainda não tem cura e alguns cientistas acreditam que podem encontrar a maneira de nos tornar imortais.