IDENTIFICAÇÃO DE POLÍMEROS SINTÉTICOS
Data: 17-06-2013
Curso: Engenharia de Materiais
Disciplina: Práticas de Química
Professor : José Luiz Piazza
IDENTIFICAÇÃO DE POLÍMEROS SINTÉTICOS
Pratica 14
O objetivo desta pratica foi adquirir uma noção sobre a constituição química e as propriedades dos principais polímeros sintéticos utilizados no cotidiano, por métodos simples de caracterização e identificação.
Após testes realizados no procedimento A verificou-se a densidade de 04 amostras não identificadas. Para auxiliar a identificação das densidades usouse água(1,0 g/cm³) e solução saturada de cloreto de sódio (1,2g/cm³).
Na amostra 1 verificou-se um valor superior a 1,2g/cm³. Na amostra 2 observou-se um valor médio de 1,1g/cm³. Na amostra 3 observou-se um valor inferior a 1,0 g/cm³, e a amostra 4 observou-se um valor superior a 1,2 g/cm³.
No procedimento B verificou-se a acidez ou a basicidades das amostras a partir da fusão e decomposição das mesmas. Com isso usou-se fitas de papel indicador. Antes da análise as fitas eram umedecidas com água.
Em todas as amostras identificou-se caráter ácido.
No procedimento C analisou-se a queima de cada amostra.
Nas amostras 1, 2 e 4 identificou-se fumaça preta, com fuligem. Na amostra 3 a queima foi sem fuligem, com fumaça amarelada no final.
No procedimento D analisou-se a presença de cloro. A única amostra que demonstrou conter cloro foi a amostra 1, pois observou-se a queima de coloração verde.
No procedimento E verificou-se a solubilidade das amostras a partir dos seguintes solventes. Tolueno, diclorometano, acetona e tetra-hidrofurano. Para facilitar a visualização aqueceu-se cada solução em um bico de Bunsen.
Os resultados podem ser observados no seguinte quadro.
Solventes
Amostra 1
Amostra 2
Amostra 3
Amostra 4
Parcialmente solúvel Insolúvel
Insolúvel
Parcialmente solúvel Parcialmente solúvel Insolúvel
Insolúvel
Acetona
Insolúvel
Insolúvel