Identificaçao de polimeros sinteticos
OBJETIVO: IDENTIFICAR QUATRO AMOSTRAS DE POLÍMEROS SINTÉTICOS ATRAVÉS DE SUAS PROPRIEDADES.
RESUMO Nesse estudo, foram analisadas amostras de 4 polímeros: cloreto de polivinila (PVC), poliestireno (PS), polietilenotereftalato (PET) e (PEAD) polietileno de alta densidade. O estudo foi dividido em quatro partes, em cada amostra, foram feitos experimentos para verificar densidade, fusão e decomposição, e como se comporta em H2O, NaCL, Álcool e durante a queima e a presença de cloro.
INTRODUÇÃO
Polímeros são compostos químicos de elevada massa molecular, resultantes de reações de polimerização. Trata-se de macromoléculas formadas a partir de unidades estruturais menores. O número de unidades estruturais repetidas numa macromolécula é chamado grau de polimerização. Em geral, os polímeros contêm os mesmos elementos nas mesmas proporções. Os polímeros sintéticos estão divididos em dois tipos diferentes, denominados polímeros de adição e condensação.
Os polímeros de adição: é quando as substâncias usadas na geração de polímeros fazem de forma obrigatória uma ligação dupla entre os carbonos. Ao momento que ocorre a polimerização, acontece a quebra da ligação do π e também a geração de duas novas ligações simples.
Os polímeros de condensação: são gerados quase sempre através da reação, por meio de dois monômeros distintos e com a extinção de pequenas moléculas. Nessa modalidade de polimerização, os monômeros não necessitam demonstrar ligações duplas por meio dos carbonos, no entanto, é extremamente necessária a presença de dois tipos de