Identificação de carboidratos
Introdução
Carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na face da Terra. Certos carboidratos (açúcar comum e amido) são à base da alimentação humana na maioria das partes do mundo e a oxidação de carboidratos é a principal via metabólica liberadora de energia em muitas células não fotossintéticas.
São moléculas que desempenham uma variedade de funções como: fonte de energia, reserva energética, estrutural, precursor de outras moléculas. Classificação
Os carboidratos podem ser classificados de acordo com o seu tamanho consequentemente, complexidade de sua cadeia: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.
Objetivo
Identificar os carboidratos contidos nas soluções A, B e C realizando as técnicas:
Reação com reagente de Molish
Reativo de Benedict
Reação de Barfoed
Diferenciação entre aldoses e cetoses
Reconhecimento de pentoses. 1. Teste de Molish
Objetivo: Reação geral para carboidratos
Reagentes: Glicose 2 g%, sacarose 2 g%, amido 1 g%. Reagente de molish
Ácido Sulfúrico concentrado (H2SO4)
Água Destilada
Soluções A, B, C.
Método:
* Preparar quatro tubos de ensaio e adicionar 2ml dos padrões glicose, sacarose, amido e padrão negativo (água destilada), mais três tubos para soluções A, B e C; * Acrescentar em todos os tubos 6 gotas de reativo de Molish; * Pipetar cuidadosamente 2 ml de ácido sulfúrico concentrado em todos os tubos * Inclina-se o tubo e deixa o ácido escoar lentamente pelas paredes, sem agitar. * Recoloca-se o tubo na posição inicial.
Resultados
O teste de Molisch visando identificar e caracterizar dentre as amostras testados quais eram carboidratos. O mesmo foi caracterizado pelo surgimento de um anel de coloração lilás estável, no qual indicou que houve formação de furfurais, revelando a presença de açúcares nos tubos de glicose, sacarose e amido, assim como nos tubos das soluções A, B e C, no tubo com água destilada o