Identificação de alcoois (teste do bafômetro)
Identificação De Alcoois (Teste do Bafomêtro)
QUESTIONÁRIO 1) Que tipo de reação ocorre no teste? 2) Descreva as reações que ocorrem no teste do bafômetro realizado. 3) Qual a diferença observada de acordo com os tubos (quantidade de álcool assoprado)? Explique o porque dessa diferença. 4) Em relação às reações de oxidação de álcoois, identifique quais produtos são obtidos, e que agentes oxidantes podem ser utilizados.
1) O ar é expelido através de um canudo em uma solução de dicromato de potássio fortemente acidulada (ácido sulfúrico). O etanol presente no algodão na ponta do canudo reage com os íons dicromato da solução, produzindo acetaldeído e íons Cromo (III). Em razão da reação química, ocorre uma mudança na cor da solução, a cor característica laranja passa para uma coloração escura e após adicionar água aos tubos observamos a coloração azul clara, acusando a presença de álcool. O álcool é oxidado a aldeído, por tanto é uma Oxidação.
2)
2)
Depois de preparado os tubos de ensaio com os devidos reagentes pegou-se o canudo com o algodão umedecido no álcool etílico, soprou-se os 3 tubos consequentemente 1, 3 e 5 vezes, e foi observada a coloração azul escuro. Após adicionar em cada tubo 20 mL de água foi observada em todos os tubos a coloração azul clara, este resultado acontece devido a intensidade do sopro, ou seja, quanto mais forte o sopro maior é a tendência da coloração em se tornar incolor, e quanto mais incolor conclui-se que na solução quase não apresenta dicromato de potássio, comprovando a presença do álcool.
4) Os produtos obtidos nas reações de oxidação de álcoois são: aldeídos e ácidos carboxílicos , com álcool primário, e cetonas, com álccol secundário. Podem ser utilizados como agentes oxidantes o permanganato de potássio e o dicromato de potássio em meio ácido sulfúrico.