QUESTIONARIO 9 concluido
BÁRBARA VOSS DE AMIGO
JULIANA PANCERI FRANCO
PATRÍCIA GONÇALVES TEODORO
PRÁTICA Nº 9: IDENTIFICAÇÃO DE ÁLCOOIS (TESTE DO BAFÔMETRO)
VILA VELHA - ES
MAIO– 2015
BÁRBARA VOSS DE AMIGO
JULIANA PANCERI FRANCO
PATRÍCIA GONÇALVES TEODORO
PRÁTICA Nº 9: IDENTIFICAÇÃO DE ÁLCOOIS (TESTE DO BAFÔMETRO)
Relatório do Curso de Engenharia Química apresentado à Universidade Vila Velha - UVV, como parte das exigências da Disciplina Laboratório de Química Orgânica Experimental I sob orientação da Professora Maria Alice Moreno Marques.
VILA VELHA - ES
MAIO– 2015
QUESTIONÁRIO:
1) Que tipo de reação ocorre no teste?
Entende-se por oxidação todo e qualquer processo onde há aumento do número de oxidação (nox). Ocorre também a associação quanto á perda de elétrons (oxidação) e ao ganho de elétrons (redução).O seguinte conceito de oxidação se aplica a compostos orgânicos: Oxidação é todo e qualquer processo onde há acréscimo de ligações com o oxigênio ou decréscimo de ligações com hidrogênio. Por outro lado, redução será todo e qualquer processo onde há diminuição de ligações com oxigênio ou aumento de ligações com hidrogênio. (WAGNER OLIVEIRA, 2007).
Ao realizarmos o teste do bafômetro descartável, através de conhecimentos adquiridos sobre o assunto podemos caracterizar a reação como sendo uma reação de oxidação, do tipo enérgica. Será enérgica, pois ocorre na presença de H+ obtido pela adição de H2SO4, juntamente com o agente oxidante K2Cr2O7 que também pode ser substituído por outro agente como KMnO4. Frente aos oxidantes enérgicos, como KMnO4 ou K2Cr2O7 em meio sulfúrico, os álcoois se oxidam e os produtos obtidos serão diferentes conforme o álcool seja primário, secundário ou terciário.
A oxidação de álcoois primários é promovida pela ação de K2Cr2O7 ou KMnO4 em meio ácido (geralmente H2SO4). Produz inicialmente aldeídos. Caso a oxidação prossiga, esta gera ácidos carboxílicos. Enquanto a