Identificar a percepção dos funcionários quanto ao cumprimento as normas e leis trabalhistas pela empresa;
Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. (CHIAVENATO, 2004, p.55).
Foi perguntando a gestores de que forma a empresa Pernambucanas divulga as vagas para os mais diversos cargos da organização. Percebeu-se pela fala dos gestores que não há uma forma única de recrutamento, dependendo do cargo ou do numero de vagas podem ser utilizadas uma duas ou diversos canais de divulgação.
Uma das estratégias apontadas é através do próprio site da empresa que possui o link “trabalhe conosco”, onde o colaborador pode conhecer as vagas oferecidas e enviar seu currículo.
Em relação à definição dos cargos e por quem são realizados os gestores assim relatou “para os cargos a única exigência é que tenha a formação exigida para a ocupação do cargo, por exemplo, se o cargo é administrativo a pessoa precisa estar cursando ou cursado em administração, se for de vendedor júnior precisa ter o ensino médio”.
Chiavenato (2006) ainda considera que recrutamento é meio de encontrar e atrair candidatos para as posições abertas na organização. É também uma atividade de ligação que põe em contato os que têm cargos a preencher com aqueles que procuram cargos. Quanto mais candidatos houver, maior a chance do recrutador encontrar uma pessoa que seja mais bem qualificada para os requisitos do cargo. Por isso, a importância de e anunciar a disponibilidade do cargo no mercado e atrair candidatos qualificados para disputá-lo.
Para Chiavenato (1999) existem duas formas básicas de recrutamento: o recrutamento interno e recrutamento externo.
O recrutamento interno é quando a vaga é divulgada para os funcionários da organização e disputam uma vaga entre si. Pode ser feita por inscrições dos