identificando o desemprego
SUMÁRIO
1. – Introdução
2. – O que é desemprego
3. – Tipos de desemprego
4. – Desemprego Friccional
5. – Desemprego Estrutural
6. – Desemprego Conjuntural
7. – O desemprego no Brasil
8. – Índices de desemprego
9. – Conclusão
10. – Referencias
1. Introdução
Em nosso cotidiano estamos acostumas em falar sobre pessoas desempregadas, sobre o desemprego incorporado em nossas vidas, e sabemos que em nossas vidas precisamos de algo que nos possa abastecer ou nos dar uma remuneração talvez baixa, mas que nos de o conforto de conseguimos saciar nossas necessidades básicas e honrar com nossas dividas; neste trabalho tento mostrar oque é o desemprego e como é classificados índices de desemprego nos mostrando a realidade em nosso meio então desejo que meu trabalho esteja bem especificado e demonstre oque entendi por desemprego friccional, desemprego conjuntural e desemprego estruturais.
2. O que é desemprego?
Desemprego é a medida da parcela da força de trabalho disponível que se encontra sem emprego. Esse fenômeno social é observado principalmente em países subdesenvolvidos cujas economias não conseguem suprir o crescimento populacional. Um agravante é a crescente mecanização e informatização dos processos de trabalho, excluindo cargos que antes eram desempenhados por pessoas e agora o são por máquinas. No Brasil, o desemprego possui outro agravante, que é a migração de pessoas de uma região a outra em busca de oportunidades de trabalho.
Impacto económico: O desemprego é um problema económico porque representa o desperdício de recursos valiosos. Quando a taxa de desemprego aumenta, a economia está de facto a desperdiçar os bens e os serviços que os desempregados podiam ter produzido.
Impacto social: O desemprego é um problema social importante porque causa enorme sofrimento aos desempregados que se