Expo RH
O que causa mais danos as empresas? O constante absenteísmo ou um Turnover intenso?
A resposta é muito relativa, porém qualquer um desses problemas podem gerar grandes prejuízos ás organizações.
Como enxergar de forma clara e concisa os fatores que geram tais contratempos, em um meio onde a presença é primordial no desenvolvimento humano e organizacional.
Para começar a entender desse assunto e a importância, é necessário entrar no detalhe das definições e dos conceitos sobre o Absenteísmo e Turnover. Entender sua importância e se fazer decifrar os prejuízos causados por este câncer que incomoda tanto as organizações.
Tudo que acontece nos lugares, na vida ou qualquer ambiente existe uma origem. O que causa esse mal corriqueiro? Quais as consequências que isso traz para o colaborador e para a organização?
Apesar de parecer desesperador o Absenteísmo e Turnover, é uma doença curável e aqui mostraremos a solução.
Vamos trazer à tona os problemas gerados por esses males, em contra partida mostraremos as soluções que podem tratar de forma coerente com a política de sua organização.
Os valores e conceitos inseridos na empresa A não são os mesmos na empresa B, cada instituição tem sua necessidade, cada instituição tem suas regras e valores, porém cada uma tem a obrigação de manter as necessidades da organização casadas com a do colaborador.
É desafiador as propostas imposta aqui. E é preciso de calma e tempo para praticar e ter resultados. Números, dados, mudanças comportamentais, rapidez do mercado de trabalho, é o que dita a onda de mudanças dos mundos extremos entre empregados e empregadores.
Comunicação, informação de forma clara e precisa contribui para um bom começo de confiabilidade. A confiança que o colaborador tem de sua empresa garante o respeito e o principal, a presença de que tanto necessita as organizações.
1. CONCEITO DE ABSENTEÍSMO
Nos dias atuais o absenteísmo e a rotatividade têm levado os