Identificado oportunidades
Em primeiro lugar devemos permitir que nossa curiosidade fique em evidência e devemos estar atentos a tudo o que ocorre em nossa volta.
O importante é percebermos que o problema deve ser coletivo, ou seja, que não se trata de algo específico seu ou de poucas pessoas, um problema só se transformará em oportunidade de negócios quando muitas pessoas sentirem seus efeitos, um problema só se transformará em oportunidade de negócios quando muitas pessoas sentirem seus efeitos.
EX: Em um bairro os moradores não tem acesso à internet em casa e precisam de uma lan-house, porém a mesma não tem suporte suficiente para atender a todos do bairro e não existe no mesmo outro local que se diferencie das lan- houses ou negócios similares que atenda esta demanda.
A partir de então está uma oportunidade de fazer um diferencial desta região neste mesmo ramo de atividade, porém devemos sempre se certificar de que as pessoas realmente têm esta necessidade ou vontade não atendida, ou ainda, que não estão satisfeitas com as ofertas existentes na região.
Obviamente que antes de criar um negócio devemos fazer um estudo mais criterioso de investimento e retorno, de análise da concorrência e, principalmente, do mercado potencial. Mas o início de tudo se dá pela oportunidade identificada e, a partir daí, para uma análise mais detalhada. Nunca começar um negócio sem antes passar pelas fases de identificação da oportunidade e de planejamento e análise de viabilidade.
O QUE PODERIA FAZER A MAIS OU DIFERENTE NESTE RAMOS DE ATIVIDADE:
Antes de qualquer coisa, devemos fazer a analise dos seguintes tópicos das oportunidades; 1) O mercado-alvo e quem serão seus clientes e concorrentes; 2) O conceito da empresa e seu modelo de negócios; 3) A equipe e sua capacidade gerencial para implementar o negócio; 4) Os recursos mãnimos requeridos; os processos de negócio; 5) A estratégia de entrada e a visão de crescimento; 6) As premissas