Identidade visual
Instituto de ciências da saúde
Tecnologia em Radiologia
PIM
Projeto Integrado Multidisciplinar
Proteção radiológica no setor de Radiologia da Santa Casa de Ourinhos
Grupo:
Daniel Rodrigues Deluca
Jefferson Rodrigues da Silva
Jhemerson Rodrigues Fante
Paulo Henrique Vallim da Costa
Emilly Dias Correia
Orientador:Prof° Fernando Toledo de Oliveira
Artigo apresentado junto ao Curso de Tecnologia em Radiologia do ICS como parte da nota das disciplinas cursadas no semestre.
Bauru-SP
Resumo
Tendo em vista os danos biológicos causados nos seres vivos pela exposição à radiação, tornou-se necessário estabelecer meios de proteção radiológica aos que trabalham com radiação e a população em geral. Este trabalho abordou a necessidade de proteção radiológica e seus princípios fundamentais, como também as formas de radioproteção que são comuns nos serviços de Raios-x diagnósticos, o qual iremos abordar: na Medicina Nuclear, Radioterapia e Odontologia. Por fim, conclui-se que é de extrema importância o conhecimento pleno da radioproteção pelos profissionais da área radiológica, para que se possam realizar os procedimentos de forma correta, em benefício da sociedade, sem riscos à saúde do público, paciente, meio ambiente e do próprio profissional de radiologia.
1. Introdução
As radiações fazem parte de nossas vidas diariamente, prova disto é que constantemente convivemos com a radiação solar, radiação cósmica, dentre outras radiações.
A proteção radiológica é de extrema importância para quem trabalha na área radiográfica, pois se tomamos muitas doses de radiação, nos expomos vários riscos, além de causar danos ao meio ambiente se não forem tomadas as providências cabíveis para o manuseio das fontes radioativas e com o local onde será instalado o equipamento radiográfico.
Por isso, temos os EPI’s e EPC’s, que são equipamentos de proteção individuais e coletivos para obter uma diminuição dos efeitos da radiação nos