Identidade das marcas
A INFLUÊNCIA DA MARCA NO COMPORTAMENTO
DO CONSUMIDOR
Brayan de Souza Diniz
Bryane de Souza Diniz
Jaqueline Rubi Gramigna
Sílvio de Sousa Júnior
Curso de Administração
Polo Florianópolis – SC
Orientadora: Profª Me. Suzana Márcia Marangoni
RESUMO
Este artigo tem como finalidade analisar a influência da marca no comportamento do consumidor em relação às escolhas que ele faz no momento de uma compra. Para tanto, buscou-se verificar através de uma pesquisa bibliográfica o que impulsiona e satisfaz as necessidades dos consumidores. Entre as diversas possibilidades de respostas e teorias acerca desse tema, destacam-se a percepção que o cliente tem das características emocionais transmitidas pela marca e o impacto que fatores externos e internos têm sobre seu comportamento. Palavras-chave: gestão da marca, identidade da marca, comportamento do consumidor
INTRODUÇÃO
A atual rapidez com que ocorrem as mudanças socioeconômicas e tecnológicas faz surgir um cenário altamente competitivo para as empresas, o qual exige a constante busca por um diferencial que possibilite às organizações a satisfazerem as necessidades dos seus consumidores. Nesse sentido, as marcas assumem um importante diferencial competitivo ao possibilitar a criação de uma relação com os consumidores, transmitindo valores e significados (PINHO, 1996).
2
[...] enquanto produtos, processos e até design podem ser copiados, a experiência de um consumidor com uma marca é única: é o resultado de uma história de marketing e relações que não podem ser copiadas. É neste sentido que as marcas podem se tornar um grande diferencial competitivo.
(KELLER, 1998, p.75)
Entender o comportamento do consumidor em sua plenitude é uma tarefa multidisciplinar que demanda conhecimento de psicologia, economia, antropologia, sociologia, mercadologia e outras disciplinas (BLACKWELL; MINIARD; ENGEL, 2005).
Pois diversos fatores como a cultura, crenças, valores, desejos e outros tão subjetivos moldam sua personalidade e