Ideias para conseguir um patrocinio
Pense no lado do patrocinador e não apenas no seu:
O que o patrocinador ou apoiador ganha associando o nome da empresa ao seu projeto? É um bom investimento para a empresa dele? O negócio deve ser lucrativo para ambos os lados. Não engane o seu patrocinador. Se você acha que patrocinar o seu projeto vai ser prejuízo para ele, não peça patrocínio.
Passe Credibilidade:
Você apoiaria um projeto de um qualquer que chegou na sua empresa de bermuda e chinelo, não te mostrou trabalhos anteriores e não se apresentou da maneira correta? Uma bela apresentação impressa do projeto, uma boa apresentação oral ou algo mais criativo são coisas que aumentam a credibilidade do seu projeto perante o patrocinador. O empresário precisa acreditar que você leva o projeto a sério.
Patrocínio não é favor (na maioria das vezes):
Claro que em alguns casos você vai conseguir apoio de empresários que não estão pensando no retorno. Empresários são pessoas, e pessoas fazem favores. Pode existir o caso de você conseguir um apoio de um restaurante ou da empresa do seu tio sem que eles esperem algo em troca, mas quando você for pedir patrocínio ou apoio de empresas grandes e sérias trate como negócio. Prove que é um bom investimento para a empresa dele e dê motivos para ele entrar não empreitada com você. Patrocínio não é caridade. Ou você acha que a coca-cola investiria milhões de reais em um projeto para fazer um favor?
Tenha um plano:
Não vá pedir patrocínio sem saber o que quer. O que você espera do seu patrocinador? Em quantos meios a marca dele vai aparecer? Seja prático. Quanto dinheiro você precisa para executar seu projeto? Quanto vale associar o nome de uma empresa ao seu projeto? Dê valores exatos, faça propostas concretas. Claro, que sempre abrindo espaço para negociação.
Cuide da imagem do seu projeto:
Podemos ter casos de empresas que aceitam patrocinar, mas que podem botar em dúvida a credibilidade do seu projeto. Uma