ideb
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 5 REFERÊNCIAS 6 MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. Disponível em: http://publicacoes.inep.gov.br 6
1 INTRODUÇÃO
O indicie de desenvolvimento da educação básica (IDEB) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do aluno em avaliações do INEP e em taxas de aprovação. O indicie é medido de dois em dois anos e o objetivo é que o país cresça a partir do alcance das metas municipais e estaduais, e que tenha nota seis em 2022, correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.
Existe diversas discursões atualmente sobre a qualidade da educação no Brasil surgindo assim questionamentos sobre a formação docente, práticas pedagógicas, perfil sócio econômico do aluno e a gestão das escolas, dentre estas discursões externas em busca de qualificação das escolas e melhorias no país.
O objetivo do indicie é instituir mecanismos para aferir a qualidade da educação ministrada nas escolas e as práticas de ensino que elas utilizam. Para avaliar o desempenho do indicador, duas escolas da área estadual, foram entrevistados gestores de duas instituições, são elas: Escola Estadual Alcides Mendes da Silva e Escola Estadual Neco Lopes.
2 DESENVOLVIMENTO
De acordo com o gestor da Escola Estadual Alcides Mendes da Silva, a nota alcançada foi satisfatória, pois obtiveram a nota 4,6, sendo que a nota almejada era 4,3. Portanto, a escola atingiu a meta, a partir de muito esforço e preparação por parte dos profissionais da educação, o IDEB contribuiu para a melhora da qualidade no ensino, pois estimula os professores, alunos, gestores e toda a comunidade escolar, a estarem em busca de bons resultados.
A Escola Estadual Neco Lopes obteve a nota 3,5, e não