ideb
Sumário
1- Introdução
2- Desenvolvimento
3- Conclusão
1- Introdução
O presente trabalho objetiva mostrar como o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) funciona para melhorar a educação nas escolas públicas do meu município (Formosa do Rio Preto – BA).
Nesse trabalho foram feitas uma pesquisa com duas gestoras de escolas diferentes do mesmo município. Por meio dessas entrevistas pude compreender como funciona o “IDEB” nessas escolas. Onde foi abordado as dificuldades reais encontradas nessas escolas, e quais as medidas foram ou estão sendo tomadas para melhoria do IDEB, visando resultados significativos para o desenvolvimento desses alunos.
2- Desenvolvimento
O IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Foi criado pelo Inep em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país e a Prova Brasil – para os municípios.
As gestoras entrevistadas responderam como funciona o IDEB, e quais as melhorias foram desenvolvidas em suas escolas. A gestora da escola 1, mostrou a nota do IDEB do ano de 2011 que foi de 3,2 já a gestora da escola “2” falou que a nota foi de 4,0. Elas responderam que as metas das escolas é sempre alcançar média 6.0. Mais vários trabalhos foi e estão sendo realizado principalmente na escola “1” para melhorar o desenvolvimento dos alunos em relação a nota do IDEB.
Tais como: aulas de reforço o planejamento passou a ser elaborado com a participação de toda a comunidade escolar, buscaram trazer os pais ou responsáveis para a escola através de