IDE Ambiente integrado de desenvolvimento
É um ambiente integrado de desenvolvimento, conhecido pela sigla IDE (em inglês), é um conjunto de ferramentas que trabalham de forma integrada para desenvolver programas.
A proposta com os ambientes de desenvolvimento em nuvem é permitir, entre outras vantagens, que programadores não se preocupem com configurações do ambiente e outros detalhes locais, podendo escrever código a qualquer momento e de qualquer lugar, bastando dispor de um equipamento com navegador moderno e, claro, acesso à internet.
Normalmente, uma IDE é composta de:
Editor de Programas
Compilador
Linker
Loader
Depurador
Cada um destes componentes de uma IDE tem uma função bem definida, como veremos:
Editor de Programas: é um editor de texto construído especialmente para facilitar a edição de um programa usando linguagem de programação. Um bom editor é capaz de indicar erros no programa antes mesmo do programa ser compilado.
Compilador: Tem como principal função fazer a tradução do código fonte em um formato que o computador pode entender. Este formato é chamado de código objeto.
Linker ou linkeditor: Liga o código objeto às bibliotecas e transforma tudo isso em um único programa executável.
Loader ou carregador: Carrega o executável na memória para que a CPU possa executar o programa. É interessante que uma IDE possua esse recurso para agilizar o trabalho.
Depurador: Ajuda o programador na verificação e correção de erros.
Os desenvolvedores de várias linguagens importantes, como Java, Python, JavaScript, C#, Ruby e PHP, já contam com serviços na web oferecendo IDEs.
Atualmente, os IDEs eXo Cloud e Cloud9 demonstram maior maturidade e maior número de funcionalidades, quando comparadas aos outros IDEs. Ambas as ferramentas, além do ambiente de escrita de código, fornecem integração com outras ferramentas fundamentais no dia-a-dia de qualquer equipe de desenvolvimento: um controlador de versões dos fontes e um ambiente para implantação e execução em cloud. eXo Cloud IDE
O eXo