Pesquisa sobre Ambientes Integrados de Desenvolvimento
Ambientes Integrados de Desenvolvimento
Um Ambiente Integrado de Desenvolvimento, conhecido também como IDE (Integrated Development Environment), é um programa de computador utilizado para a criação de softwares/aplicativos, que busca facilitar e agilizar o trabalho dos desenvolvedores (1).
Um IDE pode ser gratuito ou pago e utilizado para várias linguagens de programação, assim o programador pode escolher qual a melhor opção para trabalhar. Para a linguagem Python, por exemplo, um IDE muito utilizado é o Spyder, devido a sua facilidade de manuseamento e interação. Porém, esta mesma linguagem também pode ser desenvolvida em outros programas como o PyCharm e o Visual Studio 2010.
Outros IDEs, que podem ser utilizados, não somente para Python, mas também para outras linguagens, são: Idle , Code Blocks, Eric4, Eclipse, IPython, PythonCard, Komodo-Edit, NetBeans entre muitos outros (2).
Mais informações sobre o PyCharm e o Visual Studio 2010:
PyCharm
Esse IDE, criado pela JetBrains, apresenta um inteligente editor de códigos que entende o que é específico da linguagem Python, oferecendo recursos como formatação automática e complementação de códigos, suporte avançado para o desenvolvimento de Django, código de navegação de clique único entre outros. Estas características junto com avançadas rotinas de análise de código, fazem do PyCharm um IDE poderoso para os desenvolvedores profissionais de Python. O programa, que possui a licença de uso paga, pode ser instalado em várias plataformas como Windows, Mac OS X e Linux (3) (4).
A Figura 1 mostra a interface do PyCharm:
Figura 1. Interface do PyCharm. (5)
Visual Studio 2010
O IDE da Microsoft, o Visual Studio 2010 (possui várias versões), oferece suporte para várias linguagens como Python, Visual Basic, C, C++, C#, F#, J#, JavaScript, CSS, XML/XSLT e HTML/XHTML.
O programa possui um