Idade média
O trabalho é a transformação da natureza para suprir suas necessidades básicas. O que nos difere dos animais que não modificam a natureza,se adaptam a ela.
Na idade antiga consiste o trabalho escravo, já na Idade média o predominante é o trabalho escravo.
A nobreza e a servidão eram hereditárias. Quase não havia mobilidade social. Visto que os casamentos eram arranjados,através de alianças políticas.
No capitalismo o trabalhador é proprietário da sua força de trabalho. Cada um é livre para dispor da sua propriedade.
A Igreja Católica era muito poderosa e dominava a vida intelectual.
Na Europa medieval quase todos eram analfabetos,geralmente só os padres e monges eram alfabetizados.
Os livros eram escritos a mão. A imprensa só foi inventada no século XV
As poucas escolas que existiam era da igreja. O idioma oficial da Igreja era o latim ,os livros eram escritos em latim.
As cidades perderam a importância. Vida passou a girar em torno das grandes propriedades rurais, que pertenciam aos nobres.
O trabalho era realizado por camponeses que não possuíam terras . Eles plantavam,criavam e caçavam animais. Trabalham na casa dos nobres realizando serviços domésticos.As propriedades rurais eram auto suficientes. quase tudo que era produzido era consumido. Houve uma recuada do comércio.
Houve uma ruralização,o movimento de saída das pessoas da cidade para o campo.
Os nobres deviam apoiar o rei militarmente no caso de uma guerra ou invasão, em troca o rei fornecia terras a nobreza. A terra não era mercadoria ela não podia ser comprada ou vendida, podia ser conquistada através da guerra contra outro nobre.
Os camponeses dentro do feudo estavam protegidos de ataques rivais.Quando um feudo era atacado todos inclusive os servos se refugiavam no castelo pertencente ao senhor feudal. Cada feudo possuía suas leis,sua justiça seu exército particular. A peste negra no século