idade média
A idade média: do termo lendário ao científico Periodização da idade média
- inicio: 476(séc.V) – queda do Império Romano do Ocidente, queda da cabeça do mundo; est queda foi provocada pelas invasões bárbaras (bárbaros eram aqueles que não falavam latim, não comiam como os latinos…) Alguns historiadores colocam o inicio da idade média no séc.IV com a legalização do cristianismo pelo imperador Constantino(313)
1ª fase: séc.V – X: esta fase termina com o fim das grandes invasões, tendo sido as últimas as dos normandos (povos nórdicos). A esta fase chama-se Pré Idade Média, Idade das Grandes Invasões, Período de Anarquia. Neste período não há organização, desaparece o Império, há uma grande regressão.
2ª fase: inicio do séc.XI, século das Cruzadas (cavaleiros de Cristo). Neste século a Europa é totalmente cristianizada. Afirma-se um novo império, a igreja, com “capital” em Roma, governada pelo Papa. O sec. XI prenuncia um período de revolução da Europa, um momento de renovação na Europa. Uma das renovações é a diminuição da instabilidade provocada pelas invasões. Em consequência pretendeu-se instalar a ordem, tarefa levada a cabo pela igreja. Neste séc. restauram-se os Estados, proporcionado pelo período de estabilidade. Temos o exemplo do reino de Portugal, formado no sec.XII. Nesta fase, que termina no sec.XIII, reaparecem as cidades, o comércio, surge uma nova ordem social, a burguesia, surgem as universidades. O novo grupo social é diferente dos restantes grupos (clero, nobreza, povo), ganhando o respeito do rei. Os filhos dos burgueses não eram mercadores, iam estudar para as universidades, nomeadamente direito. Os reis começam a fundar universidades. A esta fase chama-se Católico-Feudal.
3ª fase: sec.XIV – XV: esta fase corresponde à desagregação. O sec.XIV é um sec. De grandes transformações, assiste-se ao fim da unidade cristã, o Papa torna-se capelão do rei de França e instala-se, de 1305 a 1378 em Avinhão. A partir