Idade Média
PEDRO BOARETTO NETO
GRANDES CIVILIZAÇÕES
CASCAVEL-PR
2013
GRANDES CIVILIZAÇÕES
Trabalho apresentado a disciplina de História do Curso de Informática do .... do Colégio Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto – CEEP
Orientadora: Profª
CASCAVEL-PR
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
A distinção entre supercomputadores e mainframes não é clara e direta, mais geralmente falando, os supercomputadores são utilizados na solução de problemas em que o tempo de calculo é um limite, enquanto os Mainframes são utilizados em tarefas que exigem alta disponibilidade e envolvem alta taxa de transferências de dados.
SUPERCOMPUTADORES
Os supercomputadores são computadores com grande capacidade de processamento e armazenamento de informações usadas em pesquisas científicas e militares e por instituições que têm aplicativos que necessitassem de uma enorme quantidade de processamento como, por exemplo, uma bolsa de valores, sistemas de previsão meteorológica, etc.
Os primeiros supercomputadores foram criados na década de 1960 por Seymour Cray Seymour. Cray fundou sua própria empresa, a Cray Research, em 1970 e dominou o mercado da supercomputação durante 25 anos (1965-1990).
O primeiro supercomputador de sucesso comercial foi o CDC 6600, lançado em 1964. Ele oferecia um poder de processamento de cerca de três megaflops (similar ao desempenho de um 486), um valor impressionante para a época, considerando que ele ainda era baseado em placas de circuito com transistores individuais e não em microchips.
Os três supercomputadores mais rápidos são:
BlueGene/L da IBM - 360 teraflops
BGW da IBM - 115 teraflops
ASC Purple da IBM - 93 teraflops
O termo "supercomputador" começou a ser usado na década de 1960 para