Idade média-questionario
R: O Principal fator foi a Escola de Annales, que mudou a concepção do estudo da história em relação dos tempos históricos ,a transição de tempos históricos deixa de ser entendida como uma ruptura .Para os Annales os tempos históricos deveriam ser estudados sobrepostos entre eles, ou seja haveria ainda característica de um sobre o outro não haveria uma ruptura total efetiva e verídica . Decorrente e consequente dessa nova concepção o estudo do campo de mentalidades ganha amplitude e temas historiográfricos dentre eles o estudo das relações sociais é estudado de uma maneira diferente, com o uso de novos tipos de fontes construindo uma nova imagem para a Idade Média.
2) Identifique os dois pontos básicos da nova abordagem que o texto propõe discutir.
R: Um novo significado da sociedade de ordens, o papel desempenhado pelas cidades e o comércio na sociedade medieval. 3) Explique a afirmativa: ”(...) a divisão da sociedade em três ordens não era uma realidade vivida e sim um projeto de ação política sobre a sociedade.” (COSER, 2010, p.4)
R:Essa relação dividida em três ordens foi construídas por bispos que consequentemente defendia os interesses da igreja e da monarquia. Essa divisão hierarquizada de sociedade se baseava em uma ordem moral que buscava construir essa ideologia afim de quando o poder feudal estivesse bem estruturado o poder central recua e a igreja se apresenta como condutora de cristandade. Essa divisão em 3 poderes era simplesmente um projeto de sociedade construída por bispos e seguida em algumas regiões porém existiam regiões em que a sociedade se estruturava diferentemente.
4) “Durante muito tempo, as cidades, o comércio e a `burguesia´ na Idade Média foram vistos como fenômenos externos e dissoluidores do feudalismo. Esses elementos eram, assim, considerados antecipações do capitalismo ou, de forma explícita, o