Estudos curriculares
Introdução 3 1. Discussão conceptual – O que é os Estudos Curriculares e o que é o Currículo 3 2. Autores mais representativos na área dos Estudos Curriculares 5 Maria do Céu Neves Roldão 5 José Carlos Bernardino de Carvalho Morgado 5 José Augusto Brito Pacheco 6 Carlinda Maria Ferreira Alves Faustino Leite 6 Maria Palmira Carlos Alves 6 3. Temas recorrentes na área dos Estudos Curriculares 7 I. Avaliação Curricular 7 II. Reforma Curricular do Ensino Básico e Secundário em Portugal 7 III. Gestão Curricular 8 IV. Currículo e Multiculturalismo 8 4. Questões actuais em debate na área dos Estudos Curriculares 8 I. Currículo e Profissionalidade Docente 8 II. Currículo centrado no aluno – Ensino Superior (Processo de Bolonha) 9 Bibliografia 10
Introdução
No presente trabalho propomo-nos a reflectir sobre o Currículo, enquanto área de estudo e de investigação que tem ganho um estatuto central no âmbito dos estudos educacionais. O seu objecto de estudo é específico e delimitado mas também polissémico e confuso, no entanto ao pensarmos no currículo como algo que tem a ver com o tipo de educação que desejamos para as nossas crianças, adolescentes, jovens ou adultos, percebemos como esta área é fundamental na formação dos professores, bem como de todos aqueles que de alguma forma intervêm no sistema educativo, não estivéssemos nós numa época que nos exige cada vez mais uma maior participação consciente como cidadãos e, dos agentes de educação por ela responsáveis.
O termo Currículo tem origem latina, currere. Este designa caminho, percurso (Morgado, 2000). Este vocábulo não possui uma definição universal. Pacheco afirma que se trata de um “projecto que obedece a propósitos bem definidos” (1996: p.16).
O vocábulo currículo surge associado à organização escolar e está cada vez mais presente noutras organizações aliadas à formação (Pacheco, 2005).
Os estudos curriculares tornaram-se num processo complicado,