Cultura
Definição de cultura – Conjunto complexo e articulado de normas, crenças e valores que condicionam o horizonte espiritual dos seres humanos, bem como as realizações técnicas do grupo, conferindo a cada sociedade o seu aspecto original (compêndio)
A palavra cultura foi evoluindo de época para época, tendo inicio na idade média onde esta palavra se aplicava ao trabalho da terra. Depois, fazia referência a manifestações artísticas do espírito humano, na época do Renascimento. Na Revolução Francesa surgiu um novo conceito através dos iluministas, onde representava um conjunto de saberes e conhecimentos no domínio de uma ciência ou arte.
Todas as sociedades são portadoras de diversas subculturas que, no seu conjunto, coexistem com a cultura dominante.
Pode-se definir subcultura como um sistema de elementos culturais específicos voltados para determinado grupo particular dentro de uma sociedade, diferenciando-se pela forma de falar, vestir, pensar e sentir.
A cultura engloba dois elementos, os materiais e os espirituais ou imateriais.
Os elementos materiais são constituídos pelas crenças, hábitos, valores, normas, culturas, língua entre outros.
Quanto aos elementos espirituais ou imateriais são constituídos pelo respeito às condições de vida e de que fazem parte alimentação, vestuário, habitação, meios de locomoção, entre outras.
Estes dois elementos são interligados e dependentes, têm uma relação dialéctica entre eles que garante o dinamismo da cultura.
Entres os elementos espirituais destacam-se os valores que são concepções individuais ou de grupo do que é correto e desejável e que orientam o comportamento dos actores sociais.
Um sistema de valores representa um conjunto de ideias próprias de cada grupo/sociedade que define o que é considerado importante, significativo ou desejável.
Este sistema não apresenta valores universais pois estes variam:
- No tempo ( ex: o conceito de beleza feminina que antigamente estava associado a uma tez branca,