idade media
História da Idade Média
O Império Carolíngio deve o seu nome a Carlos Magno, tendo neste o seu maior representante, já que foi sob o seu comando, que o Reino Franco teve os seus anos de maior fulgor. O Império nasceu da união do que subsistia da antiga civilização romana com os povos bárbaros. A dinastia carolíngia acabou por suceder á antiga dinastia merovíngia.
O império carolíngio, consolidou-se na idade média, na Gália, e foi fundado por Pepino o breve, por volta do ano de 751, que nesse mesmo ano destronou o ultimo rei dos merovíngios e se fez nomear rei dos francos. Pepino era filho de Carlos Martel, antigo perfeito do palácio onde exercia as funções de vice-rei. Com a entrada de seu irmão Carlomano para um mosteiro, Pepino ficou com o caminho livre para através de uma assembleia do povo se nomear Rei dos Francos, nomeação essa que mais tarde teria a bênção do papa Zacarias II. Ele conseguiu unir a Gália e ao mesmo tempo libertou a Itália dos lombardos, as suas ações militares foram decisivas para a expansão dos domínios francos.
Mas o verdadeiro império carolíngio, começou depois da sua morte pela mão do seu filho Carlos Magno. Pepino, como era costume na época, dividiu o seu império pelos dois filhos Carlos Magno e Carlomano, o que gerou uma guerra civil entre os dois irmãos, só terminando com a morte de Carlomano. A partir daí começou o reinado que iria mudar toda a europa de então. Começou por solidificar as conquistas efetuadas pelo seu pai às quais juntou um vasto domínio territorial, juntando o norte de Itália, que pertencia aos lombardos, a Bretanha, a Saxónia a Baviera, lutou contra os muçulmanos, criando uma fronteira militar em Espanha, derrotou o povo ávaro entre outros. Ele fez do reino franco a maior império cristão da europa. As suas conquistas tinham como missão evangelizar os territórios conquistados, pelo que foi recompensado pelo papa Leão III com a sua coroação como imperador romano. Nem só de conquistas o seu reinado foi