idade media
Feudo: Palavra de origem germânica que significa posse. O sistema feudal foi um regime baseado nas relações entre suseranos e vassalos e no trabalho dos servos.
Formação: Se formou logo após o fim do Império romano, predominou durante a Idade média ou período medieval. Tem como base inicial o Colonato sistema ainda adotado no império romano, além do colonato, soma se também ao processo o Comitatus, uma espécie de direito primitivo praticado entre os grupos bárbaros.
A sociedade feudal: A sociedade era dividida em estamentos ou ordens, obedecendo a uma hierarquia piramidal, no topo estavam o clero (Igreja), abaixo os nobres e na base os camponeses (servos).
A economia: Economia agrícola de subsistência, a propriedade era dividida em lotes menores (feudos) e cada um era auto-sustentável. O trabalho: O trabalho era função dos servos que recebiam a terra de seu senhor (nobre) para cultivá-la. Em troca o servo recebia abrigo e proteção de seu senhor.
A política feudal: A igreja tinha passe livre entre os feudos tinha como papel fundamental a manutenção da inquestionável fé cristã. Não existia um estado centralizado, a medida da riqueza era baseada na quantidade de terras que um senhor feudal possuía. Por essa razão, alguns reis não chegaram a ser tão poderosos durante o auge do feudalismo.
Além do trabalho os servos eram obrigados a pagar impostos como a corvéia, a talha, as banalidades, o tostão de Pedro, a mão morta e outros.
Reflexão: “Com a crise do império romano, no ocidente começou a se delinear uma nova sociedade. Até mesmo os romanos admitiram uma nova forma de trabalho, fato gerado pela crise imperial que proporcionou a formação das Vilas romanas”.
Faça um breve comentário sobre as formas de trabalho: Durante o Império e após seu fim durante o feudalismo. O que mudou?