Idade media
1.INTRODUÇÃO 2 2.SÓCRATES 3 2.1.A Filosofia 4 3.PLATÃO 6 3.1.A fundação da academia platônica 7 4.ARISTÓTELES 9 4.1.A Filosofia 10 4.2.O que é ser? 11 5.DIVISÃO DE TRABALHOS 12 6.REFERÊNCIAS 13
INTRODUÇÃO
Nosso mundo de hoje tem muito a ver com os gregos antigos. Herdamos dos gregos, por exemplo, os conceitos de cidadania e democracia. Eles foram os criadores dos jogos olímpicos, da filosofia, dos fundamentos da ciência e do teatro. Dos povos da Antiguidade, foram os gregos que tiveram maior influência na formação da civilização ocidental.
Do século XII ao I A.C. A Grécia passou por vários períodos, são eles: Período Homérico (século XII ao VII a.C.) onde a Grécia era dividida em “Genos” (clãs familiares), esse período foi marcado pelo surgimento das propriedades privadas e da sociedade de classes na Grécia; Período Arcaico (século VIII ao VI a.C.) onde surgem as “pólis” (cidade estados); Período Clássico (século VI ao IV a.C.), esse foi um período de grandes transformações, economicamente e culturalmente. Porém, de prolongadas guerras, como as Guerras Médicas (492-479 a.C.), e a Guerra do Peloponeso (431-404 a.C.), nesse período a filosofia desenvolveu-se de maneira surpreendente com três filósofos principais, Sócrates, Platão e Aristóteles, os quais estudaremos nos próximos capítulos; e por fim o Período Helenístico (século IV ao I a.C.) nesse período as guerras e conquistas levaram a uma fusão da cultura grega com a oriental, nesse período a filosofia e as ciências continuaram a se desenvolver.
SÓCRATES
Quem valorizou a descoberta do homem foi Sócrates. Que nasceu em 469 a.C., em Atenas, sempre se manteve afastado da vida pública e da política contemporânea pois tinha a opnião de que deveria servir a pátria conforme suas atitudes, vivendo justamente e formando cidadãos sábios.
Entretanto, seus discursos, a feição austera de seu caráter, a sua atitude crítica, irônica, criaram descontentamento geral e