Ics-exercício
EXERCÍCIO PRÁTICO II
1. Imagine a seguinte situação. Os pais da Maria são operários fabris. A Maria sempre foi boa aluna e frequenta, neste momento, o último ano do Curso de Psicologia. Os pais da Maria estão muito orgulhosos com o sucesso escolar da filha, a primeira na família a frequentar um curso superior. Contudo, a Maria sente-se pouco apoiada pelos pais, porque estes concebem o Curso só como as horas lectivas, não compreendendo a sua necessidade de se envolver na vida académica, de ir ao cinema, etc. Na Faculdade é criticada pelos colegas que a percepcionam como “uma marrona” e salientam a sua falta de interesse por actividades culturais. A Maria teme que no final do Curso não consiga logo encontrar um emprego, pois sabe que não terá hipótese, como os seus colegas, de prosseguir estudos.
Identifique e explique dois conceitos presentes na situação exposta.
Neste texto é claramente visível o conceito de mobilidade social, ao ir para a universidade, Maria, não seguiu o padrão familiar existente, foi mais além, esta transição ocorre quando a Maria começa a relacionar-se com colegas da universidade de classes sociais mais abastadas, que estudam por estudar, que veêm a universidade como uma diversão académica , aliás fazem pouco de Maria por ela não os acompanhar é só querer estudar, mas Maria embora queira acompanhá-los sabe que tem de se aplicar, pois não provém de famílias abastadas.
Os pais de Maria são pessoas pertencentes à classe operária, que fazem esforço para que ela, consiga obter uma vida melhor do a que eles têm.
O desejo deles é que Maria possa vir a ter uma profissão que lhe permita ter um, status social.
Mas na perspetiva dos pais a universidade é um meio para atingir esse objetivo e Maria só lá está para estudar e nada mais, é incompreensível para os pais que a vida académica envolva algo mais.
Maria neste sentido sente-se pouco apoiada pelos pais porque, tem vontade