ibutg
Parâmetros do Ambiente e da Tarefa que Devem Ser Obtidos
Os sensores que veremos no índice que nos interessa, IBUTG, são:
Termômetro de bulbo Seco — é um termômetro comum, cujo bulbo fica em contato com o ar. Teremos, dele, portanto, a temperatura do ar. Note que podem ser utilizados outros sensores similares aos termômetros de bulbo, como os termopares.
Termômetro de bulbo Úmido Natural — é um termômetro cujo bulbo é recoberto por um pavio hidrófilo, o qual tem sua extremidade imersa em água destilada. Outros arranjos de sensores, pavios e reservatórios são possíveis, desde que se preserve uma boa aeração do bulbo e pelo menos 25 mm de pavio livre de qualquer obstáculo, a partir do início da parte sensível do termômetro.
Termômetro de Globo — é um aparato que possui um termômetro (ou sensor equivalente) posicionado no centro de uma esfera oca de cobre de diâmetro de seis polegadas. A esfera é preenchida naturalmente com ar e a abertura é fechada pela rolha do termômetro. A esfera é pintada externamente de preto fosco, um acabamento altamente absorvedor da radiação infravermelha. Funcionalidade desses sensores para os nossos objetivos.
Portanto, concluímos: um índice que leve em conta esses sensores pode ser afetado por todos os parâmetros do ambiente que interferem nas trocas térmicas do trabalhador.
AVALIAÇÃO AMBIENTAL E EXERCÍCIOS PRÁTICOS Índice de Bulbo Úmido – Termômetro de Globo (IBUTG)
A sobrecarga térmica pode ser avaliada, entre outros, pelo índice chamado IBUTG (Índice de Bulbo Úmido — Termômetro de Globo), que também é o índice legal, conforme previsto na NR-15. Esse índice deve ser medido pelos sensores : Tbs - Termômetro de bulbo seco
Tbn - Termômetro de bulbo úmido natural
Tg - Termômetro de globo
O IBUTG para ambientes internos sem carga solar é calculado a partir da medição de duas Temperaturas: Tbn e Tg
IbUTG = 0,7 Tbn + 0,3 Tg
Para ambientes externos com carga