ibutg 2015
Exercício 1 :
Observando-se um operador de forno de uma empresa, verifica-se que o mesmo gasta 3 minutos carregando o forno, aguarda 4 minutos para que a carga atinja a temperatura esperada e, em seguida, gasta outros 3 minutos para descarregar o forno. Durante o tempo em que aguarda a elevação da temperatura da carga (4 minutos), o operador fica fazendo anotações sentado a uma mesa que está afastada do forno. Este ciclo de trabalho é continuamente repetido durante toda jornada de trabalho.
Neste caso, para fins de aplicação do índice, denomina-se local de trabalho, o local onde permanece o trabalhador quando carrega e descarrega o forno, e local de descanso, o local onde o operador do forno permanece sentado, fazendo anotações.
Tg = 35 º C;
Tbn = 25 º C;
Tipo de atividade – moderada (vide tabela)
Calculando-se o IBUTG temos?
Pergunta: foi ultrapassado o LT?
Exercício 3:
Um trabalhador de um forno de uma empresa alimentícia, tem a fi=unção de abastecer continuamente este equipamento, colocando a carga em uma espécie de esteira.
O trabalho é moderado, de pé, em bancada, com algumas movimentações. O local de trabalho não possui carga solar.
Nas avaliações de calor foram encontrados os seguintes parâmetros:
Tg = 35 º C;
Tbn = 27 º C;
Análise a situação e verifique se este posto de trabalho é ou não insalubre.
Exercício 4:
Determinando-se os parâmetros necessários ao cálculo do IBUTG, obteve-se: local de trabalho: tg = 54 º C; tbn = 22 º C; M = 300 kcal/h; local de descanso: tg = 28 º C; tbn = 20 º C, M = (vide tabela)
Calcular o IBUTG no local de trabalho, no local de descanso e as médias gerais.
Exercício 2:
Observando-se um operador de forno de uma empresa, verifica-se que o mesmo gasta 3 minutos carregando o forno, aguarda 4 minutos para que a carga atinja a temperatura esperada, sem, no entanto, sair do local, em seguida gasta outros 3 minutos para descarregar o forno. Este ciclo de trabalho é continuamente repetido durante toda a jornada
de