Relat rio de Calor
CAMPUS DE ITABIRA
ENGENHARIA DE SAÚDE E SEGURANÇA
DISCIPLINA ESS007
RELATÓRIO DE TRABALHO PRÁTICO
“Riscos Físicos - Calor”
LOCAL: UNIFEI
DATA DA PRÁTICA: 13/05/2015
André Eiki Takauti Saito - 30101
Itabira/MG
- 2015 -
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ
CAMPUS DE ITABIRA
ENGENHARIA DE SAÚDE E SEGURANÇA
DISCIPLINA ESS007
RELATÓRIO DE TRABALHO PRÁTICO
“Riscos Físicos - Calor”
Relatório da atividade de Riscos Físicos- Calor entregue pelo aluno André Eiki T. Saito, matrícula 30101 como componente da nota final da Disciplina de Higiene 1 (ESS007), ministrada pela Prof. Anna Rita Tomich.
Itabira/MG
- 2015 -
INTRODUÇÃO
O calor é definido como uma forma de energia que se transfere de um sistema para outro em virtude de uma diferença de temperatura entre os mesmo, essa transição ocorre sempre no sentido da maior para a menor temperatura e há três maneiras diferentes desse fluxo de calor se transferir, sendo eles:
Condução: Esse tipo de troca de calor é feito através do contato físico de dois corpos, ou seja, a condução ocorre quando os objetos estão se encostando e o calor sai do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura até que a temperatura de ambos seja igual, caracterizando o estado de equilíbrio térmico.
Convecção: Essa troca ocorre entre fluidos(líquidos e gases), e assim como no caso da condução, também ocorre por conta da diferença de temperaturas.
A densidade de um fluido varia conforme a temperatura, os fluidos se movimentam por conta da diferença de densidade até atingir o equilíbrio térmico cessando a troca de calor.
Radiação: Esse último tipo de troca de calor é o que ocorre através da irradiação, o calor é trocado através de ondas eletromagnéticas sem que haja a necessidade de contato físico ou fluido em movimento.
Já temperatura é uma medida de agitação das partículas. Isto é, quanto mais agitadas estão as moléculas, maior é sua temperatura e essa temperatura pode ser mensurada através