Relat rio de F sica Calor metro
RELATÓRIO CALORÍMETRO
SALLYANE DANIEL DE CASTRO
RA:5126746
ABRIL/2015
1. Introdução
Segundo Tipler Calor é a energia que está sendo transferida de um sistema a outro por uma diferença de temperatura.
Termologia é a parte da física que estuda o calor, ou seja, ela estuda as manifestações dos tipos de energia que de qualquer forma produzem variação de temperatura, aquecimento ou resfriamento, ou mesmo a mudança de estado físico da matéria, quando ela recebe ou perde calor.
Calorimetria é a parte da física que estuda as trocas de energia entre corpos ou sistemas quando essas trocas se dão na forma de calor.
As trocas de calor entre dois corpos de diferentes temperaturas podem proporcionar tanto uma mudança em seus estados de agregação molecular (mudança de fase), como em suas temperaturas; sendo conveniente ressaltar que tais mudanças nunca ocorrem simultaneamente.
2. Desenvolvimento Teórico
Calorimetria significa “medida de calor”. Quando se transfere energia a uma substancia através do aquecimento, a temperatura da substancia normalmente sobe. A quantidade de energia térmica Q para elevar a temperatura de uma substancia é proporcional a variação de temperatura e à massa da substancia:
Q=C∆T= mc∆T
Onde C é a Capacidade calorifica ou Capacidade térmica (ou capacidade calorífica) é a quantidade de energia transferida a um corpo para elevar sua temperatura de 1°C. A capacidade térmica é função da natureza do corpo e de sua massa.
Calor latente de mudança de estado ou fusão (L) é a quantidade de calor, por unidade de massa, que é necessário fornecer ou retirar de certo corpo, sob certa pressão, para que ocorra a mudança de estado sem variação de temperatura.
Calor específico (ou calor sensível, ou capacidade térmica mássica) é a quantidade de calor, por unidade de massa, que é necessário fornecer ou retirar de um certo corpo, sob uma certa pressão, para que ocorra uma variação de um grau em sua temperatura.