Chernossolos
E. M. SILVA & D. F. NASCIMENTO
Resumo
Os chernossolos são solos minerais caracterizados e reconhecidos pelo horizonte A chernozêmico espesso e com grande concentração de matéria orgânica possui cor predominantemente escura, devido ao alto teor de matéria orgânica e presença de argila de alta atividade e alta saturação de bases. São solos de evolução não muito avançada e ocorre sobre um horizonte B incipiente ou B textural, ou outro com caráter argilúvico; Pode ter um horizonte cálcico ou caráter carbonático, coincidindo com o horizonte A chernozêmico e/ou com horizonte C, tem como caraterística a ausência de Al; São característicos das zonas de pradarias e estepes clima árido e úmido; Pouco intemperados.
Introdução
Os chernossolos são considerados como um dos melhores do mundo para a agricultura, por causa da alta fertilidade natural e facilidade de cultivo devido à intensa presença de matéria orgânica oriundas da iluviação do horizonte O. São solos poucos encontrados no Brasil com ligeira presença no sul do Brasil e na região nordeste. Possui um horizonte A chernozemico, relativamente espesso e de cor escura.
Desenvolvem-se quase sempre de rochas básicas, ígneas ou não, ricas em cálcio e magnésio, ou de rochas sedimentares que apresentam lentes ou intercalações de calcário. Trata-se se de solos com altos valores de pH e nulos ou muito baixos teores de alumínio trocável.
Ao longo deste trabalho estaremos apresentando as principais características de um chernossolo e destacaremos os seus principais componentes e onde este tipo de solo pode ser encontrado, juntamente com suas bases e critérios e falaremos das classificações.
Desenvolvimento
Os chernossolos compreendem a solos constituídos por material mineral que têm como características diferenciais alta saturação por bases e horizonte A chernozêmico sobrejacente a horizonte B textura, ou B incipiente com argila de atividade alta, ou sobre horizonte C carbonático ou horizonte cálcico, ou ainda