Josimar Trabalho da facu

353 palavras 2 páginas
SINDROME
NEUROTÓXICAS

SINDROME NEUROTÓXICAS.
Transtornos neurológicos causados

pela exposição a substâncias tóxicas através da ingestão, aplicação cutânea ou outro método.

O QUE CAUSA A SINDROME?
O uso indiscriminado de substâncias

químicas nas indústrias, na agricultura e no meio ambiente.

Entre os aspectos preocupantes, estima-se duzentos e cinqüenta mil casos de morbidade e mortalidade decorrentes da neurotoxicidade no mundo a cada ano.

SISTEMA NERVOSO
A determinação da agressão a regiões e elementos celulares específicos do sistema nervoso, dependerá da capacidade de penetração hematencefálica ou hematoneural pelos agentes neurotóxicos. No sistema nervoso periférico, a exposição crônica aos vapores tóxicos pode provocar danos, causando as neuropatias periféricas, com diminuição da velocidade de
As lesões ocorrem condução nervosa motora e principalmente no córtex sensitiva. calcário, giro pré e pós-central, giro temporal superior e na porção central do cerebelo.

As diferentes respostas a esses agentes, são influenciadas pelas propriedades típicas do tecido nervoso e podem ser classificadas de acordo com os alvos celular e subcelular atingido

CONSEQUENCIA DA SINDROME
NEUROTÓXICA
Danos ao sistema nervoso periférico, levando a neuropatias periféricas, que se caracterizam por transtornos parestésicos nas extremidades, dormência e perda progressiva da coordenação devido à deterioração dos nervos motores

Danos ao sistema nervoso central, causando as encefalopatias, que se manifestam na expressão de um grande leque de distúrbios da função neuropsicológicadesordens afetivas.

Diminuição da memória e da atenção, fadiga e distúrbios visuais, entre outros.

Cada agente tóxico ocasiona danos específicos dentro desse aspecto e geralmente, outros sistemas além do nervoso, podem ser afetados.

O nível e o tempo de exposição são fatores determinantes na definição de uma intoxicação aguda ou crônica, variando as alterações produzidas em cada uma delas.

Relacionados