Avaliação de exposição ao calor em ambiente de trabalho
Introdução:
Informar critérios e procedimentos para a avaliação da exposição ocupacional ao calor, seus efeitos, o que provoca no ambiente, como será feita a avaliação e o que devera ser feito.
Procuramos mostrar as conseqüências e o risco potencial de dano à saúde.
Aplica-se á exposição ocupacional ao calor em ambientes internos ou externos, com ou sem carga solar direta, em quaisquer situações de trabalho.
Quando o trabalhador esta exposto a uma ou várias fontes de calor, ocorre trocas térmicas entre o ambiente e o organismo.
1 - Objetivo
Tem por objetivo, avaliar a exposição ocupacional ao calor conforme NR 15 anexo n° 3 da Portaria 3214/78 do Ministério do Trabalho.
2 - Considerações Preliminares
Foram colhidas as informações necessárias para a melhor forma de avaliar as condições de trabalho, bem como feito às observações pertinentes no local de trabalho, acompanhado pelo engenheiro civil e de segurança do trabalho Abrahão Verçosa Amorim.
3 - Avaliações
As avaliações foram realizadas no dia 06/10/2012 nos horários compreendidos entre 8h e 30min até as 10h e 30min.
4 – Condições de Trabalho
As avaliações foram realizadas em condições normais de trabalho
5 - Procedimentos de avaliação
As avaliações foram realizadas por postos de trabalho e locais de atividade em sua normalidade de funcionamento nos setores de cozinha, área externa com e sem carga solar, locais estes providos de equipamentos de emissão de calor para o ambiente.
Foi o equipamento calibrado com seu módulo de calibração, segundo o padrão especificado pelo fabricante. A unidade foi programada para leitura em grau Celsius.
As medições foram realizadas a altura da região do corpo mais atingida, através da utilização de tripé regulável, conforme estabelece a NR15 anexo 13.