Ibge
Alainni Duraes Vieira
Gerência da Informção
Trabalho realizado no Instituto Brasileiro de Geografia e estatística
Universidade Federal de Ouro Preto
UFOP_ 2011
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o órgão responsável pela coleta de informações que servem como base para o governo, as empresas públicas e privadas, o Brasil em geral, conhecer a diversidade da população do país e suas principais características e particularidades. É através do censo nacional que se tem uma projeção da vida e necessidades dos brasileiros, e são essas informações que dão suporte às decisões e ações do Estado.
Como observado na primeira parte do trabalho, o IBGE utiliza diferentes tipos de ferramentas para coleta e processamento das informações. Do quais como principais instrumentos, enfatizamos o uso dos computadores, PDA`s e a ferramenta humana, muito necessária para se alcançar a população em geral.
A ferramenta humana são os recenseadores que vão a campo buscar a informação de porta em porta com perguntas simples e diretas sobre a vida dos cidadãos. Há alguns problemas com a utilização dessa ferramenta, o primeiro deles é o tempo despendido para se alcançar cada casa. Por se tratar de pessoas, existe uma limitação de tempo e espaço que faz com que a pesquisa tome mais tempo para ser concluída, o que implica em outro fator de dificuldade que é o dispêndio de mais dinheiro público no projeto.
Outro problema com a utilização dessa ferramenta é a pessoalidade com que as perguntas devem ser respondidas. Isso causa certo constrangimento em algumas pessoas por ter que responder questões acerca de salário, bens e vida pessoal. Algumas mentem por se sentir pressionadas ou inferiores dando a resposta verdadeira, o que faz com que os dados da pesquisa sejam alterados e não cem por cento confiáveis. Então, como poderíamos melhorar a coleta de dados sabendo dessas limitações?
Um plano que começou a ser timidamente viabilizado pelo