ibge
A partir de janeiro de 2012, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atualizará as estruturas de consumo dos índices de preços que produz com base nos dados obtidos na pesquisa de orçamentos familiares realizada em 2008 e 2009. O anúncio foi feito nesta sexta-feira pela coordenadora de índices de preços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eulina Nunes dos Santos.
De acordo com ela, a mudança acontecerá para aperfeiçoar a apuração dos gastos dos consumidores, de forma a atender às recomendações internacionais para que os institutos que produzem índices de preços atualizem suas bases a cada cinco anos.
'Muitas vezes, mudam-se os valores gastos com determinados itens, embora os artigos comprados sejam os mesmos. Como mais pessoas estão comendo no país, por causa [do crescimento] da renda, poderíamos ter um aumento do peso dos produtos alimentícios[nos índices de preços]', afirmou Eulina.
Segundo a especialista do IBGE, o grupamento comunicação, por exemplo, poderá ganhar mais peso, já que as pessoas, nos últimos anos, passaram a ter mais acessos a tecnologias como o celular.
Eulina ressaltou ainda que a atualização no método de pesquisa poderá também reduzir o peso de um determinado grupo. http://g1.globo.com/economia/noticia/ Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA e Índice Nacional de Preços ao Consumidor - INPC
O Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor - SNIPC efetua a produção contínua e sistemática de índices de preços ao consumidor, tendo como unidade de coleta estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, concessionária de serviços públicos e domicílios (para levantamento de aluguel e condomínio). O período de coleta do INPC e do IPCA estende-se, em geral, do dia 01 a 30 do mês de referência. A população-objetivo do INPC abrange as famílias com rendimentos mensais compreendidos entre 1 (hum) e 5 (cinco)