IBGE e DIEESE
Instituto de Economia
IBGE e DIEESE
1º Período
Introdução à Macroeconomia
- INTRODUÇÃO
IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e o DIEESE (Departamento Intersindical de
Estatística e Estudos Socioeconômicos) são dois institutos que realizam pesquisas no nosso país e uma dessas pesquisas é a da taxa de desemprego. Como são dois órgãos diferentes, ambos possuem maneiras diferentes de enxergar os mesmos assuntos e até mesmo metodologias diferentes de fazer suas pesquisas. É dessa diferença em relação a metodologia na elaboração da taxa de desemprego que esse trabalho tratará.
- DIEESE
O DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) é uma instituição de pesquisa, assessoria e educação do movimento sindical brasileiro que foi criada como um órgão para assessoria técnica aos trabalhadores e ao mesmo tempo desenvolver atividades de pesquisa e educação nos temas relacionados ao mundo do trabalho.
- METODOLOGIA DIEESE
A PED (Pesquisa de Emprego e Desemprego) é um levantamento domiciliar mensal que é realizado pelo DIEESE e pela Fundação SEADE (Sistema Estadual de Análise de Dados) desde
1984 na região metropolitana de São Paulo, mas que com a ajuda de órgãos locais foi expandido para outras regiões e atualmente é realizado no Distrito Federal e nas regiões metropolitanas de Porto Alegre, Recife, Salvador e Belo Horizonte.
A metodologia do DIEESE para o PED é bem específica e tem alguns pontos importantes e característicos:
3.000 domicílios onde são levantados dados como setor de atividade dos ocupados, tempo de permanência no emprego, tempo gasto na procura de emprego e valor do rendimento recebido. Inclui trabalhadores formais e informais.
Analisa as 3 categorias de desemprego:
- desemprego aberto: pessoas que procuram trabalho de maneira efetiva nos
30 dias anteriores ao da entrevista e não exercem nenhum trabalho nos últimos 7 dias;