APOSTILA
Estado-Nação e nação
A palavra nação significa espécie, raça. Por esse motivo da à idéia de entendermos que uma nação é formada grupos de raças. Mas hoje o conceito foi mudado, não só uma raça pode ocupar esse lugar mais sim a mistura delas formando um povo, que compartilha laços culturais, como a religião, língua, história, tradições e costumes, leis, formando Estado-Nação.
Em alguns lugares podemos encontrar povos diferentes vivendo no mesmo Estado, ou um povo vivendo em vários Estados. Isso pode gerar vários conflitos territoriais como, por exemplo, os bascos, catalães, galegos e outros.
Território e territorialidade
Para compreender o que é um território temos que vê-lo como um produto. É uma área que tem o seu governo, cultura, sistema econômico etc. A territorialidade e a maneira como nos defendemos nosso território.
A territorialidade hoje não exclusivamente do Estado-nação, mais sim por outros fatores como econômicos, religiosos e sociais. Então hoje os países não estão ameaçados apenas pela divisão étnica, mais também pela divisão econômica, países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
Fronteiras políticas
Fronteira e uma faixa que divide cada Estado. Essas fronteiras são muitas vezes são marcadas por acidentes naturais. As fronteiras que separam Estados-nações são denominadas fronteiras políticas.
As fronteiras políticas são classificadas como:
Fronteiras efetivas: que representam o limite reconhecido em todo o mundo, por exemplo, as fronteiras do Brasil.
Fronteiras em litígio: há um limite de fato, sobre a qual não tem acordo.
Fronteiras indefinidas: não foram marcados os limites desses países, eles se dividem através da soberania, como entre a Arábia Saudita e o lêmen.
A evolução das fronteiras políticas
No século XX, ouve dois fatos fundamentais para essas mudanças acontecerem, a descolonização da África e da Ásia. As fronteiras da África foram divididas de acordo com o interesse da