IBAM uso do solo
ARQUITETURA E URBANISMO
Planejamento Urbano I
Professor: Jaqueline Andrade
Aluno: Bárbara Castillo
O Uso do Solo e o Município, Carlos Nelson F. dos Santos,
3 ª edição, Textos de Administração Municipal 2, p.7- 47
O que é solo urbano e o que é solo rural
“[...] bens básicos, que constituem suportes indispensáveis às atividades que garantem a sobrevivência dos indivíduos e das sociedades.” (p.7).
“Sobre o solo o homem organiza seus espaços, dispõe seus produtos, realiza o trabalho que o sustenta e a reprodução da sociedade da qual faz parte.” (p.7).
“[...] o solo, nas sociedades modernas é usado para atender a duas finalidades: servir de suporte a produção ou servir de suporte ao consumo.” (p.8).
“Há milhares de anos, nossa cultura separa os espaços ocupados pelo homem em rurais e urbanos.” (p.8).
“No espaço rural brasileiro, a densidade populacional costuma ser baixa, consequentemente a densidade de ocupação do solo por edificação é mínima.”
(p.9.)
“Nos últimos tempos, Com o avanço dos modernos esquemas empresariais em direção ao campo, está-se liberando a mão-de-obra. O trabalhador está perdendo a terra que usava para produzir seu próprio sustento e está tendo de se assalariar como os operários nas cidades ou, o que é pior, está sendo obrigado a emigrar.”
(p.9, p.10.)
“Nos espaços urbanos as densidades mais altas constituem a regra. Tanto populações quanto edificações ocupam intensamente o solo.” (p.10)
“[...]Cerca de 80% do solo urbano se destinam ao consumo individual e coletivo
(habitações, praças, parques, escolas, hospitais, etc).” (p.10.)
“[...]nas cidades, além dos valores materiais de uso ende troca do solo urbano, adquirem muita importância os valores simbólicos ditos de status ou prestígio social.”
(p.11)
Tendências do uso do solo no Brasil
“O censo realizado pelo IBGE em 1980 revelou que o Brasil já possui cerca de dois terços da sua população vivendo em ambientes