PROINTER 16
Resumo
O estudo aborda as formas de se lidar com os Resíduos dos Serviços (RSS) de forma inteligente e sustentável. Os RSS têm características físicas, químicas e biológicas que os classificam de acordo com perigos que podem causar a saúde ambiental e humana. Por isso, foi visto que há várias formas de tratamento deste tipo de resíduos, mas que nem todas são viáveis ou eficientes o bastante. A pirólise e a incineração são métodos mais utilizados, mas a primeira foi dado maior enfoque, devido ao projeto feito.
1 Introdução
O crescente aumento da população mundial está relacionado à demasiada geração de lixo e a problemas ambientais, considerando graves, por representarem riscos fetal à saúde do planeta. Torna-se, pois, imprescindível atender para os cuidados com a natureza e a aplicação do conceito de sustentabilidade.
Sustentabilidade é a capacidade de indivíduos e/ou instituições, de manterem-se um determinado ambiente sem impactar esse meio ambiente. Pode-se entendê-la como a aptidão de usar os recursos naturais e devolvê-los ao planeta por meio de práticas, ou técnicas desenvolvidas para este fim.
A aplicação desse conceito fundamental, no entanto, foi deixada de lado durante muito tempo, e só foi trazida nesse milênio como forma de recuperar o equilíbrio entre o desenvolvimento e o bem estar na vida das pessoas. Entre os maiores causadores de danos ao meio ambiente, destacam-se os hospitais, que por si só, são geradores de toneladas de resíduos devido à diversidade de atividades desenvolvidas dentro destas instituições.
Em sua dissertação de mestrado a respeito do gerenciamento de resíduos químicos em ambientes hospitalares, ANGELICA MALVÃO CARLSON discorre sobre a conscientização de funcionários, médicos e gerência dos hospitais, quanto à importância da correta segregação, armazenagem e manuseio destes resíduos. Acredita ainda, que a falta de recursos financeiros, espaço físicos, fiscalização dos órgãos