IAS - Demonstrações Financeiras
IAS 27 - Demonstrações Financeiras Consolidadas e Separadas
O objetivo da IAS 27 é aprimorar a relevância, confiabilidade e comparabilidade das informações que uma entidade controladora fornece, em suas demonstrações financeiras separadas e em suas demonstrações financeiras consolidadas, para um grupo de entidades sob seu controle. A Norma especifica:
(a) as circunstâncias em que uma entidade deve consolidar as demonstrações financeiras de outra entidade (sendo uma subsidiária);
(b) a contabilização de mudanças no nível de participação societária em uma subsidiária;
(c) a contabilização da perda de controle de uma subsidiária; e
(d) as informações que uma entidade deve divulgar para permitir que os usuários das demonstrações financeiras avaliem a natureza do relacionamento entre a entidade e suas subsidiárias.
Demonstrações Financeiras Consolidadas são as demonstrações financeiras de um grupo apresentadas como as de uma única entidade econômica. Um grupo é uma controladora e todas as suas subsidiárias. Subsidiária é uma entidade, incluindo uma entidade sem personalidade jurídica, tal como uma sociedade de pessoas, controlada por outra entidade (conhecida como a controladora). Controle é o poder de governar as políticas financeiras e operacionais de uma entidade, para obter benefícios de suas atividades.
Apresentação de demonstrações financeiras consolidadas
Uma controladora deve consolidar seus investimentos em subsidiárias. Há uma exceção limitada disponível a algumas entidades de capital fechado. Contudo, essa exceção não isenta as organizações de capital de risco, fundos mútuos, fundos de investimento e entidades similares da consolidação de suas subsidiárias.
Procedimentos de consolidação
Um grupo deve usar políticas contábeis uniformes para informar transações semelhantes e outros eventos. As conseqüências de transações e saldos entre entidades dentro do grupo devem ser eliminadas.
Ao preparar demonstrações financeiras